(11) 3816-5624/3675-4126 | Av. Liberdade, 21 - 11º Andar - Conj. 1100 à 1105 - São Paulo/SP | anic@anic.com.br

A ANIC

Saiba um pouquinho mais sobre a ANIC

O 1º curso de Instrumentação Cirúrgica surgiu em 1972 no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tendo como mentor o Professor Edmundo Vasconcelos e sobre a supervisão da inesquecível Professora Raimunda grande profissional que nos deixou um legado de profissionalismo e ética, sempre nos orientando a ter paixão pela profissão, à digníssima professora nosso eterno agradecimento.

Lá pelos idos de 1975, foi iniciado o curso de Instrumentação Cirúrgica no Centro de Estudos de Desenvolvimento em Administração da Saúde - CEDAS do Hospital São Camilo em São Paulo.

Após serem ministrados vários cursos de instrumentação cirúrgica e haver uma grande quantidade de profissionais formados na área, os diretores do CEDAS, Professor Sr. Dario Paterno e a Professora Maria Inez de Fazzio sentiram a necessidade de organizar uma Associação e um Órgão de Classe para os Instrumentadores Cirúrgicos Brasileiros.

A partir de então, foram iniciadas as reuniões para dar um nome para associação e instituir uma diretoria, após muitas idéias surgiu a Associação Nacional de Instrumentadores Cirúrgicos - ANIC e isto se deu no dia 6 de Maio de 1983, a que após alguns anos, através de uma moção foi instituído dia 6 de Maio o "Dia do Instrumentador Cirúrgico Brasileiro".

ANIC teve como sua primeira Presidente a Instrumentadora Cirúrgica, Leide Izabel do Nascimento e a seguir a Instrumentadora Cirúrgica Paulette Nehemy Bittar. Foram organizados muitos Seminários no Centro de Estudos - CEDAS do São Camilo, e nós caminhávamos lado a lado com as diretorias.

Um certo dia em uma das reuniões, os diretores do CEDAS nos comunicaram que a ANIC já podia andar com as próprias pernas, e daí!, aonde íamos levar a sede daANIC?, não tínhamos verba para pagar uma sala, ai surgiu a idéia de levar a ANIC para a residência da atual Presidente da ANIC, a Intrumentadora Cirúrgica Maria Laura, e lá funcionou por dois anos e meio, a Associação passou por vários endereços. Atualmente já estruturada e com uma sede, nós continuamos lutando e batalhando para   regulamentar a profissão, é uma longa caminhada, com 10 (dez) Projetos arquivados, mas confiamos que ainda vamos conseguir a tão almejada regulamentação.

Com muita luta conseguimos que o Conselho Estadual de Educação regulamentasse e fiscalizasse os cursos de Instrumentação Cirúrgica, atualmente é necessário que os cursos que se dizem livres se adequarem a nova legislação, há necessidade de carga horária exigida pelo C.E.E. para o aluno receber um Diploma de Técnico em Instrumentação Cirúrgica, já foi uma grande conquista. Ainda acreditamos que existam políticos de boa fé que se sensibilizarão com a nossa luta e irão abraçar a nossa causa.

Este é um breve relato e um pouco da historia da ANIC.

 

MISSÃO E OBJETIVOS DA ANIC

A missão da ANIC é difundir e consolidar obstinadamente, pela educação formal, treinamento e pelo exemplo de postura profissional, o fortalecimento do conceito:

Estabelecido este conceito, os Objetivos da ANIC são:

 

 

Diretoria da Associação Nacional de Instrumentadores Cirúrgicos

 

Maria Laura S. Alves
Presidente ANIC Nacional

João Francisco dos Santos
Vice-Presidente Nacional

Dr. Mário Eduardo Alves
Assessor Jurídico

Drª. Márcia Conceição Alves Dinamarco
Assessora Jurídica

Cilene Maria da Silva
Diretora Pedagógica do Curso INAEC

Vladimir dos Santos
Coordenador Técnico do INAEC

Vladimir dos Santos
Secretário Geral ANIC/INAEC

Copyrigth © 2019

Todos os direitos reservados - ANIC

Desenvolvimento: cdesignweb